
Acredita-se que este instrumento tenha entrado na dança do ventre a partir de influência do povo cigano do Antigo Egito. O pandeiro Árabe é conhecido como Daff, no Líbano e Riq era chamado no Egito.
O Daff é um instrumento musical árabe muito parecido com o nosso pandeiro, ele possui um som semelhante também. É utilizado pelas bailarinas de dança do ventre, em apresentações para fazer um acompanhamento do ritmo tocado.
As músicas e a dança com este instrumento geralmente são muito alegres e festivas, devido a essa felicidade e festividade, alguns dizem que a dança com o pandeiro representa a boa colheita de frutas.
Geralmente usam-se ritmos mais rápidos, nos quais acompanham-se as batidas da percussão, como por exemplo no said, malfuf e falahi.
Nas apresentações, é comum fazer marcações com ele em batidas fortes, podendo marcar o ritmo nas mãos, ombros, quadril, joelhos por exemplo.
Como ele é feito?
O pandeiro é um arco circular feito de pele esticada, que pode ser de animal, peixe e até mesmo sintética. Na sua armação, há 5 pares de címbalos duplos de metal (como os snujs) que, ao mexer no pandeiro, que emitem o som característico deste instrumento
Alguns cuidados especiais
O Daff em pele de peixe ou de cabrito querer alguns cuidados específicos.
Utilizando um creme hidratante comum, é possível manter a pele do Daff sempre nova e com excelente vibração. A pele artificial não requer tantos cuidados, apenas que não fique exposta ao calor em excesso.