Acredita-se que este instrumento tenha entrado na dança do ventre a partir de influência do povo cigano do Antigo Egito.  O pandeiro Árabe é conhecido como Daff, no Líbano e Riq era chamado no Egito.       

         O Daff é um instrumento musical árabe muito parecido com o nosso pandeiro, ele possui um som semelhante também. É utilizado pelas bailarinas de dança do ventre, em apresentações para fazer um acompanhamento do ritmo tocado.

         As músicas e a dança com este instrumento geralmente são muito alegres e festivas, devido a essa felicidade e festividade, alguns dizem que a dança com o pandeiro representa a boa colheita de frutas.

            Geralmente usam-se ritmos mais rápidos, nos quais acompanham-se as batidas da percussão, como por exemplo no said, malfuf e falahi.

         Nas apresentações, é comum fazer marcações com ele em batidas fortes, podendo marcar o ritmo nas mãos, ombros, quadril, joelhos por exemplo.

Como ele é feito?

            O pandeiro é um arco circular feito de pele esticada, que pode ser de animal, peixe e até mesmo sintética. Na sua armação, há 5 pares de címbalos duplos de metal (como os snujs) que, ao mexer no pandeiro, que emitem o som característico deste instrumento

Alguns cuidados especiais

         O Daff em pele de peixe ou de cabrito querer alguns cuidados específicos.

         Utilizando um creme hidratante comum, é possível manter a pele do Daff sempre nova e com excelente vibração. A pele artificial não requer tantos cuidados, apenas que não fique exposta ao calor em excesso.

Comments

comments

READ  Como começar a ministrar aulas?/ How to Start teaching classes?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *